RELATÓRIO DAS OPERAÇÕES

Relatório de Serviços Cidades Serranas do Estado do Rio de Janeiro.

A Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – Representação Brasil – pela Agência Nacional de Bombeiros Privados, com sede na cidade de São Bernardo do Campo – São Paulo,

NOME

Bombeiro
Filippo Guasti

Professor arquiteto

A operação SOS/ RIO só foi possível de ser concretizada mediante um convite especial por meio da DEFESA CIVIL das Cidades de: Teresópolis ,São Pedro da Aldeia, Tanguá, apoiados pelo INEA, CRUZ VERMELHA, FORÇA NACIONAL, EXERCITO, BOMBEIROS DO RIO e RORAIMA, BOMBEIROS FLORESTAIS, DIOCESE DE TERESÓPOLIS, PARÓQUIA SANTO ANTONIO. SALUTARES EMPRESA DE ONIBUS.

O inicio das operações na cidade de Teresópolis começou no embarque em São Paulo as 22:00h do dia 26/01/11, com o apoio de doação de passagens para todos os componentes da equipe BUSF Operações Especiais, com a cortesia da empresa (SALUTARES) .

Chegamos a Teresópolis as 7:00h já no dia 27/01/11no alojamento da paróquia Gato Cinzento ,onde já estávamos sendo aguardados pela coordenadora de DEFESA CIVIL Débora a qual nos instalou nos aposentos da paróquia , logo depois as 10;00h fomos apresentados ao administrador  da paróquia Sr° Moises e Srª Áurea ,fomos tomar café ,e nos preparamos para se apresentar a sede de Defesa Civil de Teresópolis para o coordenador geral secretário Otacílio e o chefe de operações tenente Nascimento.

Por volta das 13;00h logo depois de almoçar, fomos ao campo de destruição para entrarmos em operação ,e logo no primeiro dia fomos fazer cadastramentos de vitimas e interdições em residências nas áreas de risco com os engenheiros no bairro Granja florestal .

Fim da missão do dia as 17;00h retornamos a sede DC e logo depois fomos ao alojamento Gato cinzento no centro de Teresópolis para tomar banho e jantar e descansar para o dia seguinte da missão. O alojamento era munido de camas beliches ,sala de televisão varanda ,cozinha ,praça de descanso ,capela ,banho individual, com toalhas ,pastas de dente ,sabonete em fim  todo conforto possível cedido pela paróquia St° Antonio o café ,almoço ,jantar fora arrecadados junto aos comerciantes locais.

28/01/11 - Segundo dia das operações alvorada as 6;00h ,a guarnição BUSF foi sub dividida em 3 equipes 2 enfermeiras foram solicitadas junto ao Exercito setor de engenharia Batalhão (vila grancabrita) base Santa Cruz que faziam a construção de pontes moveis(baby) no bairro de Sebastiana distante a 80km de Teresópolis.
O pelotão era constituído por 1 cap: Augusto José engenheiro e pára-quedista, 1 1º ten: Peçanha 1 2º ten: 3 Sgt , 4 Cb  e 2 cozinheiros e 27 Sd.

As enfermeiras tinham a missão de dar suporte de primeiros socorros e assistência aos soldados e populares da região ,e lhes foi concedido uma tenda/barraca de suporte secundário para as instalações a missão foi findada com sucesso pelas enfermeiras sem alterações com apenas medicações comuns a dores de cabeça relaxamentos dos pés e pequenas escoriações.

As outras duas equipes partiram para campo em operações de buscas a corpos desaparecidos no morro do IMBUI e suporte assistencial a populares desabrigados. Sob o comando técnico op do coronel Cidnei do estado de Roraima que dava suporte aos Bombeiros do RIO.

No primeiro dia de operações de buscas em campo fomos incumbidos de fazer rastreamento e varredura nos morros e rios num raio de 10km, onde recebemos a noticia de que havia uma menina entre 11 e 13 anos desaparecida ,enquanto fazíamos as buscas fazíamos também o trabalho de reconhecimento e vistoria local ,no qual constatamos que um dos lados do morro do IMBUI estava com rachaduras entre 10 e 20 cm e cedendo morro a baixo por cerca de 2km.

A equipe dividida em duas partiram uma em cada margem do rio local por 5km rio a baixo no intuito de encontrar algo que pudesse identificar a criança desaparecida ,depois de 2h de buscas o sub coordenador Ricardo encontrou vestígios de uma possível vitima (arcada dentária do maxilar inferior e couro cabeludo) que tudo indicava ser de uma criança espalhado em um raio de 2m ,recolhemos  o material e encaminhamos junto ao coronel Cidnei ,que  em seguida solicitou a remoção do mesmo junto ao IML da DC ,que o catalogou .

O coronel nos fez menção honrosa de agradecimentos e nos recomendou junto ao comando de Bombeiros de Teresópolis para que nos juntasse a sua equipe no dia seguinte para dar inicio a mais buscas locais .

Terminamos as buscas por volta das 17:00h e aguardamos nossa remoção pelas viaturas da DC ,onde nos apresentamos no final da missão ao comando de OP de DC junto ao ten.Nascimento e retornamos a base alojamento para descanso.

No alojamento nós nos dividíamos em grupos todos os dias,e ajudávamos na limpeza do estabelecimento  e na confecção de almoço e café juntamente com homens do Exercito,Força Nacional e Defesa Civil ,para mantermos a ordem disciplina e higiene.

No final de cada missão nós integrantes da BUSF fazíamos reuniões diárias as 22;00h para comentar as missões feitas e delegar as missões do dia seguinte.

Alem de missões diárias as enfermeiras BUSF faziam os socorros secundários nos homens e mulheres que estavam alojados como, mal súbitos, escoriações, dores de cabeça, entre outros.

29/01/11 - Terceiro dia de operações alvorada as 6;00h: aguardamos a chegada das viaturas que nos levariam ao próximo destino Campo Grande e Cascata do IMBUI que chegaram por volta das 8;30h . No trajeto de ida a base de OP da DC nos deparamos com um acidente na via local de atropelamento de uma criança em uma bicicleta ,que nos fez parar para prestar atendimento ,a vitima ,uma criança de aproximadamente 10 anos atendida pela equipe de enfermeiras ,constatou uma possível fratura na omoplata direita e escoriações nos braços e pernas ,mas a vitima estava consciente e acompanhada de seu pai, solicitamos uma remoção junto ao serviço medico quando chegou uma viatura de resgate da Guarda Nacional ,foi quando passamos os dados da vitima e todo o diagnostico e deixamos aos cuidados da guarnição de serviço ,para que pudessem remo vela com mais segurança.

Prosseguimos para a base da DC onde nos aguardavam para a próxima missão ,nos deslocamos para dois pontos uma equipe se deslocou para Campo Grande para fazer cadastros e vistoria nas residências atingidas e a outra equipe se deslocou para região do Morro do IMBUI exatamente na cascata do imbui ,onde o coronel Cidnei nos aguardava para dar inicio as buscas .

A primeira equipe se deslocou a região mais atingida da catástrofe onde se estima que mais de 4000 pessoas sucumbisse ,La esta equipe alem de ajudar nos cadastros e vistorias ,depararam com famílias destruídas e tiveram que dar assistência psicológica e orientar pessoas ,remover corpos .

A segunda equipe  continuou as buscas no  morro do imbui e descendo o rio por 5 km ,onde pessoas haviam dito que sentiram cheiro muito forte e que poderiam ser de corpos.

Na descida encontramos vários animais mortos e achamos duas galinhas vivas ,que posteriormente no retorno entregamos as galinhas vivas a populares locais ; No final da descida ao longo do rio encontramos uma vila de moradores isolados e passamos  a orientá-los a deixarem o local que estava em risco de desabamento ,feito este trabalho e sem encontrar mais corpos retornamos por cima dos morros onde encontramos mais populares em área de risco e tivemos que fazer evacuações de emergência já que havíamos concluídos que o morro estaria desabando a qualquer momento ,dois dos moradores ,Sr TIÂO e ADÂO nos contavam historias do acontecimento em que as vitimas que sobreviveram ,só conseguiram sair a tempo porque saíram por um caminho em sua casa no alto do morro . e que sem ter para onde ir ficaram até o dia amanhecer no meio do nada em cima do morro ,até que encontrassem uma rota de fuga.

Já no retorno ,descendo o morro encontramos com um dos sobrevivente que retornara ao local de onde saiu dos entulhos nos relatando tudo detalhadamente como  aconteceu ,quando,e como conseguiu sair,o mesmo apresentava um estado de esquizofrenia que ao relatar com detalhes o fato ,a cada minuto que passava o seu semblante iria modificando para o estado normal até que ele se sentiu melhor ,ao desabafar tudo que estava guardado em sua memória e em seu coração.
Terminamos a missão com o dever cumprido e acreditando que resgatamos uma vida ,em meio a destruição.

E como de costume retornamos a base da DC passamos as informações ao comando central e retornamos ao  alojamento para a rotina diária e no final fizemos a reunião diária

30/01/11 – Quarto dia de operações, alvorada as 7;00h aguardamos a chegada das viaturas que nos levariam a sede de DC recebemos ao chegar na sede uma nova missão de encontrar mais 3 corpos desaparecidos em uma região remota e ampla de 3 bairros ,SANTA RITA ,CRUZEIRO e SANTANA.

Mas como já havíamos dito aos técnicos do INEA a possibilidade de parte do morro do IMBUI vir a desabar ,seguimos com os técnicos engenheiros para que eles pudessem avaliar o local ,depois de deixá-los no local indicados retornamos a sede de DC para recebermos as coordenadas do ten.Nascimento chefe de OP ,depois de conferida as coordenadas seguimos para a região .

Onde chegamos por volta das 13;30h montamos acampamento em uma fazenda local também atingida e conhecida como região do lago que fora totalmente destruída ,no local havia um lago que virá a se romper e devastando ainda mais o local  ,montando o acampamento deixamos uma equipe para fazer almoço e dar assistência as vitimas locais a equipe montando acampamento formalizou as informações e descobriu-se que o numero de desaparecidos seriam ainda maior cerca de 8 pessoas haviam desaparecidas no local a equipe enquanto faziam e traziam as informações também fizeram comida para os moradores locais da fazenda ,em seguida começamos as buscas na região e depois de duas horas encontramos a primeira vitima ,em um local de difícil acesso ,um pântano perigoso formado por lama do deslizamento com profundidades de mais de um metro e meio ,feito o reconhecimento do local e do corpo voltamos ao acampamento para comunicar ao ten Nascimento no qual foi comunicado ,aguardamos a chegada do mesmo e descansamos e almoçamos,pois as buscas eram muito cansativas pois os locais eram muito acidentados e perigosos .demarcamos o local do encontro da vitima e continuamos a busca de mais corpos quando sentimos mais um cheiro característico ,e como não havia material suficiente para remover os entulhos e lama ,demarcamos o local e pedimos o apoio de uma escavadeira  que só no dia seguinte pode nos dar apoio.Aguardamos a chegada do comando de operações o Sr Nascimento o qual nos levou de volta a sede de DC e sugeriu que o corpo só fosse retirado no dia seguinte . Retornamos a base alojamento mais cedo por volta de 16;00h.

31/01/11 – quinto dia de operações alvorada as 7;00h O comando do Exercito pedirá que as enfermeiras ficassem no alojamento ou fizessem outras atividades pois o ten cor comandante do batalhão faria uma visita a unidade juntamente com um general ,e que eles trariam uma equipe medica do batalhão e assim o trabalho em conjunto com o Exercito foi dado por encerrado.

As enfermeiras ficaram a disposição da DC no local para dar assistência ,nos deslocamos para a sede de DC onde duas equipes de Bombeiros nos aguardava para a identificação do local e do corpo.

No caminho de ida a sede de DC nos deparamos com uma manifestação de populares reivindicando moradia  ,e o transito estava obstruído foi quando desembarcamos para abrir caminho junto a policia  que estava dando segurança local.

Recebemos a noticia de que um dos manifestantes estaria armado ordenei que a equipe retornasse ao veiculo e aguardasse a liberação da via.

Constatando de que a pessoa armada era um policial civil seguimos em frente ,quando fomos solicitados para uma emergência ,um dos manifestantes estaria no chão e entrando em estado de choque ,deslocamos uma equipe de socorrista para auxiliar ,no qual foi contatado mal súbito seguida de convulsões e espasmos ,concluído o atendimento solicitamos uma viatura de suporte para encaminhá-la a um hospital mais próximo   mas o quadro clinico da vitima estava se agravando o qual foi decidido que a viatura que nos conduzia fizesse o transporte da vitima até o hospital. Mas  logo se fez um contato com uma viatura da guarda metropolitana ,no qual a mesmo levou a vitima até o hospital.

Chegamos com 3 h de atraso na sede de DC onde a guarnição de Bombeiros estava nos aguardando .

Por fim conseguimos chegar ao local de encontro onde estava o corpo que encontramos ,a guarnição de bombeiros era composta de 1 capitão ,2 tenentes ,1 cabo ,2 sargentos e 3 soldados.

Como o local era de difícil acesso a equipe BUSF confeccionou uma ponte sob cabos tipo tirolesa e falsa baiana para que os bombeiros e equipe BUSF atravessassem com segurança e pudessem transladar o corpo ,a operação de resgate do corpo foi um sucesso pois sabíamos que seria difícil retirar o corpo de La e o capitão chefe da equipe de bombeiros fez elogios a equipe BUSF pois ele nunca tinha visto tão afinco e disciplina e rapidez ,eficiência pois enquanto dois de nossa equipe estava ajudando na retirada do corpo com os bombeiros os outros estavam empenhados na confecção da ponte móvel. Retirado o corpo, e recebido os elogios do capitão ,que inclusive já esteve em angola ,solicitamos uma escavadeira para remover a lama e entulhos que obstruía um local que encontramos com suspeita de mais um corpo , mas por fim  não passou de suspeita pois era um animal morto.

Prosseguimos com as buscas nas imediações do bairro de SANTA RITA ,CRUZEIRO e SANTANA já que os populares ficaram sabendo que nós havíamos achado um corpo na região eles nos disseram que haveriam mais 5 crianças desaparecidas ,os mesmos disseram que em dias anteriores, outras equipes com 35 homes e 4 cães vasculharam a área e não conseguiram achar nada e que nós com menos homes achamos em duas horas de buscas. Nos pediram para vasculhar a área ,mas como estávamos com o tempo reduzido damos por encerrado as buscas no local . E ficamos de retornar a região no dia seguinte.

Terminamos as operações por volta de 16;00h e retornamos a base de OP da DC ,onde recebemos os elogios do comando de OP ten Nascimento . o qual preparou um churrasco de confraternização a todos que estavam empenhados nas operações o qual somente as enfermeiras participaram já que estávamos empenhados nas operações e achamos em comum acordo que não deveríamos participar porque vimos que a cidade estaria em luto e seria uma falta de respeito fazer um churrasco em uma hora destas.

01/02/11 – sexto dia de operações alvorada as 8;00h aguardávamos as viaturas que nos levariam a região de SANTA RITA  quando o 1º ten Peçanha do EB nos solicitou um material de segurança para atender seus homens já que ele não havia pensado na possibilidade de seus comandados utilizarem um cabo trava quedas assim atendendo aos pedidos do oficial emprestamos o material ,e ficamos aguardando as viaturas que  por volta de 12;30h chegou para levar então somente quem pudesse fazer o cadastramento das vitimas na sede da DC ,foi quando recebemos a noticia de que o pai de um de nossos homens havia falecido e teria que retornar imediatamente ,foi providenciado o seu retorno de Avião junto a DC por intermédio da coordenadora DÉBORA que achou por melhor enviá-lo de avião juntamente com mais dois componentes que teriam compromissos inadiáveis em SP e que por sua vez não estavam passando bem pelo fato de estarem em constante contato com as águas contaminadas da região dois deles chegaram a serem levados ao hospital para fazerem exames pois apresentavam alguns sintomas que poderiam ser suspeitos de infecções ,os mesmos foram medicados e liberados e seguiram de avião para SP , o restante permaneceu de plantão local pois havia um comunicado que haveria uma chuva de aproximadamente de 120mm³ , por fim a chuva não veio a cair e na noite mais 3 componentes da BUSF retornaram a SP pois o comando de operações BUSF achou por melhor dar por encerrada as operações ,e permanecendo com mais 4 componentes da equipe para dar suporte e apoio a CRUZ VERMELHA .

02/02/11 – sétimo dia de operações alvorada as 8;00h aguardamos mais uma vez as viaturas de apoio ,que por fim vieram e só levaram os componentes de DC local para dar apoio na distribuição de alimentos e matérias essenciais a população.

Nós da equipe BUSF entramos em contato com a cruz vermelha e nos colocamos a disposição ,no qual fomos voluntariamente ajudar na separação de mantimentos e roupas , e por fim com o retorno marcado a SP para as 22;00h deixamos a cidade de Teresópolis e retornamos a SP por volta das 7;00h do dia 03/02/11.

MISSÃO DADA!!!
MISSÃO CUMPRIDA!!!

A NOSSA PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER.